En Theos - ENTUSIASMO

ft31-03-2014_060547.jpg

Prezados leitores e clientes,

Através deste artigo, abro uma nova etapa de comunicação com vocês, tratando de um assunto que é muito importante para a vida de todos nós: como manter o entusiasmo.

Quem leu sobre o assunto já teve uma parcial e uma boa visão de o quanto é importante mantermos nossas mentes num estado positivo por vários motivos: menor tensão no dia a dia, maior aproveitamento de todos os momentos no estudo, com família ou com amigos, menor desgaste emocional e , consequentemente, menor reação negativa contra as pessoas ao nosso redor e por motivos até simples.

Quem aqui nunca passou por um descarregar de tesão própria em cima dos outros e por motivos os quais nem eram reais motivos?

(...)

Em você, está a resposta!

Estar com entusiasmo é estar com DEUS dentro de si, mesmo que você não dê tanta importância para tal fato, mesmo que você não tenha qualquer tipo de religião. Sobre o termo grego, achei um pequeno texto que bem o explica:

A palavra entusiasmo vem do grego “en-theos-asm” que significa “sopro de Deus dentro”. Se a respiração é nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional. O entusiasmo gera uma imensa energia interna, dotada de um ânimo capaz de mover as pessoas adiante, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores, tanto que a experiência mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.

Quando existe entusiasmo, mesmo as tarefas mais chatas e difíceis são realizadas com empenho, dedicação e alegria. O entusiasmo inspira credibilidade, faz crescer a força de vontade, ajuda a renovar as forças e faz-nos ver a derrota como uma nova oportunidade para começar e fazer melhor.

FONTE: http://www.blogdofabossi.com.br/2010/09/trabalho-e-entusiasmo-motivacao/ (Acesso em 27 de junho de 2012)

Sobre esse conteúdo, é fato também que há dias e momentos em que saímos dessa vibração positiva e tendemos a nos entregar ao que é contrário: medo, falta de autoconfiança, lembranças de frustrações diversas, lembranças de um passado que já não retorna mais ou insegurança de um futuro que ainda não veio... Prefiro nem citar mais nossas mazelas, pois elas não são novidade para ninguém.

Mas se agirmos no momento em que elas tentam nos assombrar, iremos passar do negativo para o positivo. Como? VIVENDO o AGORA! Fazendo o MELHOR AGORA! Tendo a certeza de que podemos REALIZAR AGORA algumas ações que nos trarão benefícios num futuro a curto, a médio e a longo prazo. Isso nos dá um sentimento de “en-theos-asm” e todos já sentimos essa sensação várias vezes, não? SIM! Então, é hora de DECIDIR AGORA estar nesse estado. Só depende de um viver, de um fazer, de um realizar e de um decidir que não depende de mais ninguém a não ser de nós mesmos.

(...)

Claro que, no início, sempre haverá pensamentos negativos que ainda tentarão enfraquecer essa nossa vontade, mas a ESCOLHA É SUA, É NOSSA. Nossa! Há também pessoas que tentarão fazer o mesmo, ou até mais, do que os pensamentos negativos. Mas a escolha continuará sendo sua, nossa!

Em PNL (Programação Neurolinguística), utilizamos uma técnica simples: “MAS”? Vamos praticar conosco e com as pessoas? Veja uma reprogramação mental simples e rápida...

PARA NÓS MESMOS:

TENHO ESSE PENSAMENTO (primeiro, o aspecto negativo sobre passado, sobre frustrações ou sobre qualquer assunto), MAS AGORA EU JÁ ESTOU ME SENTINDO MELHOR E ESTOU ESQUECENDO ESSA SENSAÇÃO, POIS O QUE FAÇO AGORA ESTÁ ME AJUDANDO A MELHORAR A CADA DIA MAIS... E... E... E... E... (após o e... coloque todo tipo de pensamento positivo – verbos no gerúndio).

PARA OS OUTROS:

VOCÊ ESTÁ CERTO(A) EM PENSAR QUE ISSO É UMA BESTEIRA E UMA ENGANAÇÃO, MAS IMAGINE COMO SERIA SE VOCÊ SE SENTISSE BEM AGORA, CHEIO(A) DE ESPERANÇA E DE SENTIMENTOS BONS NESTE MOMENTO? (não responda e mude rapidamente de assunto... isso se chama quebra de padrão...)

Ao falarmos isso, teremos uma sensação boa sendo ativada e a negativa sendo deixada de lado. Quanto à pessoa, ao sugerirmos a IMAGINAÇÃO, isso ocorre imediatamente, levando-a de um estado mental negativo para um positivo, sem que ela possa barrar tal ação, pois não há tempo hábil para o consciente reagir.

Parece mágica? Não é. Apenas se trata de saber utilizar as palavras certas na hora mais apropriada.

Bem... como um primeiro artigo, acho que já está de bom tamanho, não?

Sair de um estado negativo para um positivo só depende de nós. Alguns alunos me perguntam como fazer quando as situações não dependem apenas de nós? Eu sempre respondo que aí entra um conceito emprestado da FÍSICA, o que será assunto de meu próximo artigo, ok?

Um grande abraço a todos e que seus pensamentos sejam seus aliados daqui para frente, pois você pode mais e não há realidade externa que não comece em nós mesmos.

ESCOLHA O MELHOR AGORA! VOCÊ MERECE!

Até breve!

Prof. Fascina - Terapeuta

prof.fascina@hotmail.com

São José dos Campos - SP

Posts
Posts recentes
Siga-nos
Procure pelas tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square