Desempenho esportivo

4wvvexb32no0rw37onvka4bjs.jpg

Melhora de desempenho, novas aprendizagens, aperfeiçoamento, treinamento, excelência no que se faz. Qualquer uma dessas possibilidades, a hipnose pode ser um potencializador e maximizador de resultados. Nas práticas esportivas, esses são temas constantes, busca-se cada dia mais a superação, a possibilidade de dar sempre o máximo, e o máximo pode ser ampliado cada vez mais.

Essa busca frenética por melhores resultados pode causar estresse, fadiga, um cansaço que as vezes impede os atletas de alcançarem seus objetivos. O primeiro lugar no podium, a quebra de recordes, a superação de si mesmo. A hipnose é uma poderosa ferramenta que servirá como suporte tanto nos momentos difíceis, como para a manutenção de uma boa performance.

No Brasil a hipnose esportiva ainda está começando a dar seus primeiros passos, países como a Rússia tem uma tradição de mais de 100 anos. A hipnose foi utilizada tanto no treinamento de atletas olímpicos como em soldados na 1ª e 2ª guerras mundiais. Quanto aos atletas foi, e ainda é visível perceber quantas medalhas a antiga União Soviética e atualmente a Rússia tem ganhado em olimpíadas. Graças às técnicas de relaxamento e hipnose desenvolvidos pelos russos.

A hipnose utilizada no esporte melhora tanto o desempenho mental, quanto físico do atleta. Principalmente em competições, os desportistas sofrem uma grande pressão psicológica, o que gera stress. A hipnose ajudará na forma de lidar com essas pressões, proporcionando uma tranquilidade maior, podendo assim ter um desempenho no máximo da capacidade do atleta. Esse equilíbrio emocional terá seus impactos positivos no corpo, o que resultará em melhor desempenho.

Segundo pesquisas, percebeu-se que para a mente, não há diferença entre praticar uma atividade e imaginá-la. No transe, quando o indivíduo mantém sua atenção intensamente focada, é como se o atleta estivesse vivenciando uma partida de tênis, futebol ou squash, por exemplo. Alguns dos desportistas de alto nível se utilizam ou se utilizaram da hipnose para melhorar seus desempenhos, exemplos como Ayrton Senna, Mike Tyson, Guga entre outros.

Sem dúvida, a hipnose vem se mostrando cada vez mais, não só como um coadjuvante ou complementar, mas sim como principal instrumento no desenvolvimento do potencial humano. O corpo responderá a partir dos pensamentos que brotarem da mente, e esta poderá agir com uma excelência maior, dependendo de quais informações o indivíduo entrar em contato. Na hipnose, pode-se munir o atleta com novos conhecimentos, os quais terão uma intensidade maior nos seus resultados, possibilitando alto desempenho.

Odair J. Comin Psicólogo

Será possível ter todas as suas Metas, Motivação, Atitude, força, resistência e melhor recuperação física com a hipnose?

Embora poucos artigos científicos falem sobre os efeitos benéficos da hipnose no contexto esportivo, os pesquisadores tem apontado para o efeito positivo da hipnose em favor da alteração de determinadas variáveis físicas e psicológicas que podem ser importantes para o atleta obter um bom desempenho para o seu esporte.

Para se ter uma ideia mais ampla sobre estes benefícios que “A hipnose é uma técnica psicológica com longa tradição do uso nos esporte” a hipnose tem sido usada em:

● O controle de ativação durante a competição.

● Aumento da auto-confiança.

● Redução da dor.

● A melhora na capacidade de atenção aos estímulos presentes

● A otimização do desempenho atlético (por exemplo, a melhora da força muscular e resistência).

● A reabilitação de lesões no esporte.

● Controlar a ansiedade na competição.

● Evitar erros técnicos.

● Melhora no humor.

As vantagens do uso da hipnose nos esportes podem ser divididas em:

1. Relaxamento muscular e mental: O atleta aprende exercícios de relaxamento muscular seguidos de relaxamento mental, que favorecem o controle do tônus muscular e estado emocional, diminuindo os níveis de ansiedade antes e durante as provas, com recuperação rápida física e mental depois das provas, dentre outras facilidades.

2. Capacidade de imaginação aumentada: dada a importância de uma vivida e estável imaginação polisensorial e formação ideomotora as metas mais complexas, a hipnose aumenta a produção de imagens multi-sensoriais, muito reais.

3. Controle da ansiedade: tarefas de relaxamento e sugestão pós-hipnótica não aumentam força e a resistência em sua pratica. Nos casos em que ocorre pode-se supor que a hipnose ajuda a eliminar as barreiras psicológicas para o desempenho. Uma dessas barreiras é a ansiedade. Diminuir a ansiedade associada a situações competitivas através da pratica de métodos hipnóticos foi observadas uma melhora excepcional.

4. Melhor percepção corporal: uma imagem corporal adequada, entendida como a representação mental do corpo na integração de diferentes componentes sociais (especialmente ópticos, cinestésicos e de proprioceptivas) sensoriais e motores ajudam a estabelecer um ponto de referência para análise e também para lidar com situações estressantes. Em indivíduos praticantes de artes marciais que foram treinados através da hipnose, criaram uma expansão da imagem do corpo, medida com o teste de Askevold, expressão aumentada de uma percepção corporal é muito útil em esportes que exigem o controle de aumento de gesto. Em um grupo de jogadores de basquete também treinados com hipnose, aumentaram a consciência de sua tensão muscular em relação a melhoria das assimetrias posturais que são muitas vezes responsáveis por erros de conduta.

5. Recuperação de “estado de desempenho ideal”: são análogos importantes de desempenho do atleta e o estado hipnótico. Um bom desempenho envolve modificação de pensamentos, memorias e percepção, como ocorre com a hipnose. A frequência com que o atleta experimenta seu grau de energia e resistência é variado com atletas que praticam a hipnose. Aparentemente isso de alguma forma é relacionado com o grau de automação do gesto esportivo. Depois de experiências de pico de desempenho, muitos atletas de diferentes disciplinas tem definido o estado de desempenho ideal como um estado alternativo de consciência semelhante a hipnose tendo uma intensa atenção a uma área restrita ( concentração ou com foco), distanciando uma tarefa irrelevante para o estimulo, maior tolerância, mudanças de percepção e sentimentos de estar no controle da situação e ser capaz de atender a qualquer exigência.

Além disso, a utilização da hipnose no esporte, pode ser direcionado para melhorar o desempenho atlético na intervenção em caso de lesão, embora relativa à assistência com atletas lesionado, os melhores resultados são dada a sua utilização no controle da dor (analgesia hipnótica).

Aprender a controlar a dor pode fornecer uma vantagem competitiva sobre aqueles que não sabem como. Neste sentido, a hipnose ajudaria de forma bastante eficaz, a hipnose pode impedir a percepção da dor, ela atinge as estruturas corticais superiores responsáveis pela percepção da dor.

Conheça a hipnose de forma correta, com esclarecimento e sem misticismo, você pode melhorar muito sua vida, atlética, pessoal, social e familiar. De forma saudável.

COM HIPNOSE? SIM É POSSIVEL!

Autorizado por Milton Alencar - Publicada em: 10/03/2014 18:02:24

Posts
Posts recentes
Siga-nos
Procure pelas tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square